Saúde LGBTI+ na formação de ensino superior
A humanidade no século XX, evoluiu fortemente nas conquistas por direitos humanos e sociais. Nos anos 1940, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que entre outras coisas reconhece o direito à liberdade e dignidade de cada pessoa. A literatura aponta para insipiência de conhecimento técnico de profissionais de saúde sobre população LGBTI+. Essas questões trouxeram inquietações no sentido de avaliar os conhecimentos técnicos dos estudantes a cerca da saúde LGBTI+. Assim, neste estudo serão aplicados questionários online (via e-mail) sobre conhecimentos técnicos. Também serão realizados grupos focais online, um para avalição do questionário e outros para avalição dos conhecimentos técnicos dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa que utilizará a internet para aplicação de questionários estruturados e realização de grupos focais com graduandos de todas as fases dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFSC. A coleta de dados da parte quantitativa será realizada através do questionário aos participantes, também como traçar o perfil sociodemográfico dos sujeitos da pesquisa. O questionário será auto aplicado, com 40 questões sobre conhecimentos técnicos, 5 questões confirmatórias que são indicadas para descartar possíveis respostas automatizadas. Também contará com 14 questões sobre perfil sociodemográfico dos participantes. Serão enviados pelas respectivas coordenações dos cursos de graduação aos sujeitos da pesquisa por correio eletrônico (e-mail) em forma de convite que conste uma breve apresentação da pesquisa e o link do formulário (questionário) a responder. Os Grupos Focais online serão realizados com um moderador e um observador. A natureza qualitativa da pesquisa se dará a partir dos grupos focais online que serão realizados com os sujeitos da pesquisa. Um grupo focal inicial será realizado com o objetivo de avaliar a percepção dos estudantes sobre o questionário, com a finalidade de conhecer a clareza da linguagem do instrumento para alunos de graduação do primeiro ao último semestre. Também serão realizados outros grupos focais sobre conhecimento técnico em saúde LGBTI+. O trabalho utilizará as diretrizes éticas e normas regulamentadas de pesquisa envolvendo seres humanos pela resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2012) e está aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, cujo parecer de aprovação e Termo de Consetimento Livre e Esclarecido estão nos links que se seguem.